blank
Sinais de Barroso foram içados no mastro do Farol da Barra durante a cerimônia

Em comemoração aos 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) realizou a cerimônia militar no Farol da Barra, em Salvador (BA), na manhã do dia 9 de junho.

Na ocasião, foram lidas a Mensagem do Presidente da República e a Ordem do Dia do Comandante da Marinha alusivas à data. Também houve a imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a dez agraciados entre militares e personalidades que se destacaram e prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil. Enquanto isso, no mar, nas proximidades do Farol da Barra, a Corveta “Caboclo” executou a tradicional salva de 17 tiros de canhão, em continência ao Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, Comandante da Força Naval Brasileira que venceu a batalha no comando da Fragata “Amazonas”. Também permaneceram fundeados, próximos ao Farol da Barra, o Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges”, o Navio-Varredor “Aratu”, o Navio-Patrulha “Gravataí” e a Lancha de Inspeção Naval Blindada “Guaiúba”, meios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Tripulação participou de cerimônia interna pelo 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, no pátio do Com2ºDN

No dia 10, o Comandante do 2º Distrito Naval e o Presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) realizaram uma aposição floral no monumento erguido em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo na Guerra do Paraguai, localizado na praça em frente à ACB. Em seguida, na sede do Com2ºDN, durante cerimônia interna, foram realizadas as imposições das medalhas Mérito Militar, Mérito Marinheiro e Mérito Riachuelo, além da entrega de divisas aos militares promovidos. Além de Salvador, os 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo também foram comemorados nas cidades de Aracaju (SE), Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa (BA).