Entre os dias 3 a 7 de junho, o diretor da ANTAQ Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho esteve a serviço na Amazônia para participar do 3º Seminário Executivo “Rio Limpo Amazônia Viva 2024”, evento organizado pela ANTAQ. Durante o seminário, foram discutidas diversas questões cruciais para a preservação e desenvolvimento sustentável da região amazônica.

 

Visita à Agência Fluvial de Parintins

No dia 5 de junho, foi feita uma visita na Agência Fluvial de Parintins, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. O VAlte Wilson foi recebido com grande cortesia e profissionalismo pelo Agente, CT(AA) Ailton Belchior, e sua dedicada tripulação, uma característica marcante da nossa Marinha do Brasil. Durante a visita, Wilson conheceu em detalhes a jurisdição, instalações, atribuições e os desafios enfrentados por esta pequena, mas vital Organização Militar (OM).

 

Importância da Agência Fluvial

blank

A Agência Fluvial de Parintins desempenha um papel fundamental na fiscalização e apoio às embarcações que navegam pelo Rio Amazonas, garantindo a segurança e a legalidade do tráfego fluvial na região. Além disso, a agência contribui significativamente para a preservação ambiental, um ponto essencial considerando a vasta biodiversidade amazônica.

 

Visita ao Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”

Ainda no dia 5, os participantes do seminário foram convidados pelo Comandante do 9º Distrito Naval, VAlte Lampert, para visitar o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, que estava atracado em Parintins. A visita proporcionou uma excelente oportunidade para conhecer de perto o trabalho vital que o navio realiza. O NAsH “Soares de Meirelles” presta assistência médica e odontológica às populações ribeirinhas em áreas de difícil acesso, reforçando o compromisso da Marinha do Brasil com o bem-estar das comunidades amazônicas.

 

Cerimonial à Bandeira no Pôr do Sol

O evento foi coroado com uma cerimônia emocionante ao pôr do sol. Todos os presentes acompanharam o cerimonial à bandeira e entoaram o hino nacional brasileiro a bordo do navio, ancorado nas margens do majestoso Rio Amazonas. Foi um momento sensacional, que destacou o patriotismo e a união em prol da defesa e desenvolvimento da região amazônica.‍

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui