Na quarta-feira (27), ocorreu a primeira fase do ciclo de webinários da campanha “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade”, organizada pela Assessoria Especial de Integridade do Ministro de Estado da Defesa, para fortalecer os princípios éticos e morais dentro do Ministério da Defesa.

 20211103 webinar etica jpg.jpg

Com os temas “A Ética e a Modernidade” e “A Ética e a Integridade como Prevenção a Riscos de Corrupção”, os conteúdos foram apresentados, respectivamente, pelo Ex-Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Exército R/1 Décio Luís Schons e pelo Ex-Corregedor-Geral da União e atual Presidente da Comissão de Ética Pública, Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A primeira apresentação destacou vertentes da ética, como caráter e personalidade. Foi tratado, ainda, da ética militar, que é formada pelas doutrinas que tratam da virtude, dos deveres profissionais, da avaliação moral e dos atos humanos. “Todos os militares brasileiros têm uma religião comum: a religião do exemplo”, destacou o General Schons.

Na segunda apresentação, o Presidente da Comissão de Ética Pública abordou os custos da corrupção para a sociedade, o conjunto de normas para combater esses malfeitos e destacou a importância do debate da ética pelos representantes de órgãos públicos. Ele defendeu que o tema deve estar, sempre, em pauta, “para que as novas gerações sejam orientadas a aplicá-lo e discuti-lo”, reforçou o especialista.

A organização do webinar, que se relaciona ao combate à corrupção, tem como base o Decreto nº 10.756, de julho de 2021, que institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal. A norma amplia a efetividade dos programas de integridade dos órgãos federais, bem como a prevenção à corrupção. No Ministério da Defesa, está a cargo da Assessoria Especial de Integridade.

Além das presenças de integrantes da Alta Administração do Ministério da Defesa e demais participantes, de modo on-line, integrantes da Assessoria Especial de Integridade estavam no evento, presencialmente. Foram eles: o Assessor Especial do Ministro, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva; o Assessor Militar, Capitão de Fragata (IM) Kleber Rodger Reis; o Assessor Técnico, Coronel R/1 Vicente Campos; o Assessor Militar, Coronel Intendente Nivaldo Luiz Viana Farias; e o Coordenador, Coronel Intendente Marcelo de Souza Lopes.

O ciclo de webinários da campanha “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade” deve trazer temas como Gestão de Riscos e os limites entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a Lei de Acesso à Informação.

Por Rízia Rocha
Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).