A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) teve a honra de sediar, no dia 30 de junho, uma aula do 10º Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE). O evento foi promovido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Delegacia do Tocantins (ADESG-TO), situada na cidade de Palmas. O tema da palestra foi “Estratégia Naval Brasileira no século XXI”, ministrada pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho. O encontro contou com a presença de 40 participantes, incluindo estagiários e diplomados.
A Defesa da Amazônia Azul
O foco da apresentação foi a contextualização das estratégias promovidas pela Marinha do Brasil ao longo dos séculos, que têm como principal objetivo a consolidação do território brasileiro e a defesa de nossa soberania. Foram discutidos também aspectos e atribuições da Força na defesa da Amazônia Azul, que é uma importante via de comércio e comunicação. Os Projetos Estratégicos (PEM 2040) foram ressaltados, os quais possuem um duplo emprego: proteger nossas riquezas através da Defesa da Pátria e cuidar do nosso povo.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O Papel da ADESG
A ADESG, que organizou o evento, é uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é difundir o pensamento da Escola Superior de Guerra por meio do CEPE e de estudos conjunturais relacionados à Segurança e ao Desenvolvimento, com ênfase na Defesa Nacional. A Associação tem um papel fundamental na disseminação de conhecimentos estratégicos essenciais para a formação de líderes e tomadores de decisão em diferentes setores da sociedade.
A aula realizada na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins representa um exemplo significativo do compromisso da Marinha do Brasil e de instituições como a ADESG na formação de líderes capazes de defender a soberania do país. O entendimento das estratégias navais do século XXI é um ponto crucial para a garantia de uma nação forte, segura e soberana. Assim, eventos como este se mostram imprescindíveis para a educação e o debate contínuo em torno de questões tão importantes para o Brasil.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395