Assunção (Paraguai) – Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, ocorreu o Estágio de Adaptação às Missões no Paraguai (EAMP). O Estágio teve por objetivo nivelar os conhecimentos e padronizar os procedimentos a serem adotados pelos militares em missão no Paraguai, bem como transmitir as diretrizes do Adido de Defesa e do Exército (ADIDEFEx) e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), Coronel José Freire Furtado Júnior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o estágio, foram ministradas instruções sobre o país amigo, a estrutura das Forças Militares paraguaias, a CMBP, os procedimentos administrativos no exterior, os aspectos de comunicação social, além das diretrizes e orientações do ADIDEFEx. No último dia, foram transmitidas orientações gerais à família militar.

Em suas palavras, o Coronel Freire ressaltou o legado deixado pelos antigos integrantes da CMBP, que é herdeira da antiga Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, e destacou a importância da missão para o fortalecimento da cooperação, da integração e da amizade entre os dois Exércitos por mais de 80 anos.

Fonte: Cooperação Militar Brasileira no Paraguai

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).