O Comando de Preparo (COMPREP) realizou, na segunda-feira (24/01), a cerimônia militar de passagem dos cargos de Chefe do Estado-Maior e de Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa da Organização Militar. Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto passou a Chefia do Estado-Maior do COMPREP ao Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, enquanto o Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa transferiu o comando da Subchefia ao Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira. Na cerimônia, também aconteceu a despedida do serviço ativo do Brigadeiro Marcelo.

Os atos de passagens de cargo foram presididos pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que enalteceu os feitos dos Chefes substituídos, além de desejar boas vindas aos Chefes substitutos. “Nos últimos anos, dentro do processo de Reestruturação da Força Aérea Brasileira, o COMPREP tornou-se uma Organização moderna, inovadora e organizada por processos. Prezado Major-Brigadeiro Nogueira, o seu diuturno trabalho nestes quase dois anos como Chefe do Estado-Maior foi fundamental para conduzir esta Unidade ao patamar de excelência que ora alcançamos. Ao Brigadeiro Marcelo, ressalto o excepcional trabalho realizado nos seus mais de 38 anos de serviço, dedicados, principalmente, às atividades operacionais deste Comando. O senhor liderou seus subordinados na busca de uma Infantaria profissional e eficiente”, pontuou.

i2213112113108015

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao despedir-se da função e do serviço ativo, o Brigadeiro Marcelo agradeceu a todos que o ajudaram a cumprir sua nobre missão na Força Aérea. “Não poderia deixar de render meus agradecimentos a cada um que embarcou comigo nesse voo ou que nos bastidores, manuteniu a aeronave, elaborou o briefing meteorológico, dobrou meus paraquedas, proveu minha ração e preparou minhas armas”, concluiu o Oficial-General.

Fotos: COMPREP

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).