Durante a cerimônia foi realizada celebração inter-religiosa, relembrando a primeira missa brasileira no Continente Gelado, em 1984

Foi comemorado, em 6 de fevereiro, o 37º aniversário da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), com a participação dos integrantes do Grupo-Base POLARIS, além de representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e de funcionários da empresa China Electronics Import and Export Corporation.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inicialmente conformada por oito módulos contêineres e com capacidade para acomodar 12 pessoas, a inauguração da EACF estabelecia os alicerces que tornariam perene a presença física do Brasil na Antártica. Hoje, a recém-reinaugurada EACF ocupa um complexo de cerca de 4.500 m², dispõe de 17 laboratórios, equipados para atender pesquisas de alto nível em diversas áreas do conhecimento, e conta com acomodações para 64 pessoas.

ertrvgqcefghberwfgf
EACF ocupa, atualmente, um complexo de cerca de 4.500 m²

Casa do Brasil na Antártica, a EACF representa a concretização das aspirações nacionais de estar presente e desenvolver atividades de pesquisa científica no Continente Branco, contribuindo para que o País mantenha a condição de Membro Consultivo do Tratado Antártico e tenha assegurado direito a voz e voto na definição do futuro do Continente.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).