As aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram nesta tarde de sexta-feira (8), na Base Aérea de Belém (BABE), quando foram recebidas com as bênçãos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Durante este fim de semana, haverá sobrevoos pela capital paraense como parte da programação no Círio 2021.

Estiveram presentes, na cerimônia, o Comandante do Comando Aéreo Norte (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a Diretoria da Festa de Nazaré e outras autoridades militares e religiosas.

i2110820043106865O Comandante do I COMAR comentou que a participação da Esquadrilha da Fumaça no Círio de Nazaré vai proporcionar, a cada cidadão, um momento especial. “A Força Aérea busca representar cada paraense nas Asas que protegem o País durante esta apresentação, que é a primeira vez no Círio de Nazaré. Não podemos estar na tradicional procissão, mas teremos este espetáculo, com as aeronaves sobrevoando a capital e alegrando a todos”, garante o Oficial-General.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Piloto da Esquadrilha da Fumaça e Oficial de Operações, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, falou sobre as expectativas para as apresentações. “Dentro das possibilidades, esperamos que as pessoas em suas casas ou nas ruas, possam acompanhar as apresentações. Estaremos sobrevoando a cidade, não haverá ponto específico, mas vai contemplar toda cidade. É uma satisfação a Fumaça e a Força Aérea Brasileira estarem presentes neste evento cultural de grande importância para o estado e o Brasil”, disse.

i2110820044303192O Diretor-Geral do Círio de Nazaré 2021, Albano Martins, explicou sobre a bênção ministrada para as aeronaves e os pilotos da Esquadrilha da Fumaça. “É uma honra ter a participação da Fumaça e da Aeronáutica no Círio deste ano. E, especialmente, por poder realizar esta bênção, como um gesto de gratidão e proteção aos valorosos brasileiros, pilotos da Esquadrilha, que se destacam no cenário internacional”, comenta.

A bênção é uma iniciativa da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em virtude da homenagem que a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará durante o Círio 2021.

Programação do Círio 2021
i2110820043603283A Esquadrilha da Fumaça fará apresentações neste fim de semana. Devido à necessidade de evitar aglomerações durante a pandemia, a Esquadrilha realizará diversas passagens aéreas sobre a região metropolitana de Belém, sem as tradicionais acrobacias.

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início no sábado (9), a partir das 16 horas. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como pontos principais a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Estação das Docas e a Catedral da Sé. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a Basílica e que poderá ser vista de vários pontos da capital.

i2110819475105584Já no domingo (10), a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves na Igreja da Sé. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 são parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte (I COMAR), a ser celebrado no dia 25 deste mês.

Com a colaboração da Seção de Comunicação da BABE

Fotos: BABE

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).