Esquadrilha da Fumaça celebra 73 anos nos céus do Brasil

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Com acrobacias que desenham emoção no céu, a Esquadrilha da Fumaça comemora 73 anos de história, tradição e profissionalismo. Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) tornou-se um símbolo nacional, levando a magia da aviação a milhares de brasileiros e encantando públicos em mais de 20 países.

Evolução técnica e aeronaves da Esquadrilha

Pilotos posam em frente a avião antigo.

Ao longo das décadas, a Esquadrilha da Fumaça tem sido também uma vitrine de evolução tecnológica e doutrinária da aviação militar brasileira. Desde os lendários T-6 Texan, com os quais os primeiros pilotos executavam suas manobras nos anos 1950, passando pelos elegantes jatos Fouga Magister, e os versáteis T-25 Universal e T-27 Tucano, a frota sempre refletiu os avanços da FAB.

Desde 2013, a Esquadrilha opera com o moderno A-29 Super Tucano, aeronave turboélice de última geração desenvolvida pela indústria nacional. Com o A-29, o EDA ganhou mais potência, precisão e segurança, além de reafirmar sua identidade como uma plataforma de excelência em acrobacias e demonstrações técnicas. Cada mudança na frota significou também uma adaptação da equipe de pilotos e dos “Anjos da Guarda” — como são conhecidos os especialistas de manutenção, fundamentais para cada apresentação.

Impacto social e educativo da Fumaça

Aviões voando em frente a montanha brasileira.

A missão do EDA vai além das manobras nos céus. Em cada cidade visitada, a Esquadrilha representa uma ponte entre a Força Aérea Brasileira e a sociedade civil. Milhares de crianças, jovens e adultos têm seu primeiro contato com a FAB ao assistir a uma apresentação da Fumaça. Em muitos casos, é o início de uma vocação — como relatou o próprio Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes, ao lembrar que ingressou na Força inspirado pela equipe.

Além dos shows aéreos, a Esquadrilha realiza ações de integração com escolas, instituições civis e organizações sociais, promovendo valores como patriotismo, disciplina, trabalho em equipe e amor pelo Brasil. Atingindo, em 2023, a marca de 4.000 demonstrações aéreas, o EDA já é considerado um dos maiores instrumentos de divulgação e educação da FAB no país.

A Esquadrilha como símbolo da FAB e da identidade nacional

Esquadrilha acrobática sobrevoa cidade e lagoa brasileira.

Ser parte da Esquadrilha da Fumaça é carregar uma herança de prestígio e excelência reconhecida dentro e fora do país. Segunda equipe de demonstração aérea mais antiga do mundo — atrás apenas dos Blue Angels da Marinha dos EUA —, a Fumaça é um símbolo da identidade institucional da Força Aérea Brasileira, sendo presença garantida em eventos cívicos, desfiles militares e celebrações de relevância nacional.

Em outubro de 2006, o EDA entrou para o Guinness Book, ao realizar uma manobra com 12 aeronaves voando invertidas com apenas dois metros de distância entre elas. Mais do que recordes, a Esquadrilha coleciona admiração, respeito e orgulho nacional, personificando o lema “Fumaça… Já!”.

A celebração dos 73 anos da Esquadrilha da Fumaça reafirma seu papel como embaixadora dos céus do Brasil, mantendo viva a paixão pela aviação e o compromisso da FAB com a excelência e o espírito público.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).