Esquadrão Pampa celebra os 150 anos de Santos Dumont com sobrevoos especiais em Porto Alegre

As aeronaves F-5M homenageiam o Patrono da Aeronáutica com voos marcantes, reforçando a cultura aeronáutica e a importância de Santos Dumont

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Na celebração dos 150 anos do nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, o Esquadrão Pampa, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), executou sobrevoos impressionantes em diferentes locais de Porto Alegre nos dias 20 e 21 de maio. As aeronaves F-5M, em voo rasante, deram início a uma série de ações programadas para o ano de 2023 pela Força Aérea Brasileira (FAB), honrando o Patrono da Aeronáutica.

Evento Comemorativo no Aeroclube do Rio Grande do Sul

No primeiro dia, os sobrevoos coincidiram com a comemoração do 90º aniversário do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS). Este evento contou também com apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO), exposição do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), demonstrações dos cães de guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), e uma exposição de Estande Institucional com foco em Santos Dumont. O presidente do ARGS, Hemenegildo Fração Júnior, manifestou sua gratidão pela participação da FAB no aniversário do ARGS, destacando a alegria em receber os voos dos caças F-5M.

As Aeronaves F-5M Deslumbram os Fãs do Futebol

No domingo, as aeronaves F-5M sobrevoaram a Arena do Grêmio, despertando a curiosidade dos cerca de 39.000 espectadores que se preparavam para o clássico Grenal. Acompanhando as apresentações aéreas, a Banda de Música realizou uma performance no gramado do estádio. A vida e a obra de Santos Dumont foram celebradas através de vídeos e imagens exibidas no telão do estádio e discursos emocionantes proferidos pelo locutor e piloto de caça do Esquadrão Pampa.

Promovendo a Cultura Aeronáutica

Esta série de eventos serviu não apenas para homenagear Santos Dumont, um dos grandes ícones da aviação, mas também para disseminar a cultura aeronáutica e expandir o conhecimento sobre a história da aviação e as contribuições significativas de Santos Dumont. O Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, destacou que a Força Aérea teve a oportunidade de homenagear Santos Dumont, unindo duas paixões do povo gaúcho: a aviação e o futebol. Enquanto isso, Juliane Souza, uma espectadora do evento, expressou seu desejo de aprender mais sobre o Patrono da Aeronáutica.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).