Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Na celebração dos 150 anos do nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, o Esquadrão Pampa, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), executou sobrevoos impressionantes em diferentes locais de Porto Alegre nos dias 20 e 21 de maio. As aeronaves F-5M, em voo rasante, deram início a uma série de ações programadas para o ano de 2023 pela Força Aérea Brasileira (FAB), honrando o Patrono da Aeronáutica.
Evento Comemorativo no Aeroclube do Rio Grande do Sul
No primeiro dia, os sobrevoos coincidiram com a comemoração do 90º aniversário do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS). Este evento contou também com apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas (BACO), exposição do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), demonstrações dos cães de guerra do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), e uma exposição de Estande Institucional com foco em Santos Dumont. O presidente do ARGS, Hemenegildo Fração Júnior, manifestou sua gratidão pela participação da FAB no aniversário do ARGS, destacando a alegria em receber os voos dos caças F-5M.
As Aeronaves F-5M Deslumbram os Fãs do Futebol
No domingo, as aeronaves F-5M sobrevoaram a Arena do Grêmio, despertando a curiosidade dos cerca de 39.000 espectadores que se preparavam para o clássico Grenal. Acompanhando as apresentações aéreas, a Banda de Música realizou uma performance no gramado do estádio. A vida e a obra de Santos Dumont foram celebradas através de vídeos e imagens exibidas no telão do estádio e discursos emocionantes proferidos pelo locutor e piloto de caça do Esquadrão Pampa.
Promovendo a Cultura Aeronáutica
Esta série de eventos serviu não apenas para homenagear Santos Dumont, um dos grandes ícones da aviação, mas também para disseminar a cultura aeronáutica e expandir o conhecimento sobre a história da aviação e as contribuições significativas de Santos Dumont. O Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, destacou que a Força Aérea teve a oportunidade de homenagear Santos Dumont, unindo duas paixões do povo gaúcho: a aviação e o futebol. Enquanto isso, Juliane Souza, uma espectadora do evento, expressou seu desejo de aprender mais sobre o Patrono da Aeronáutica.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395