O Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) - Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém (PA), celebrou na última terça-feira (17/05), a elevação operacional da Tenente Aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto como Piloto de Patrulha (1PP). A Oficial, que pertence ao efetivo desde 2021, entra para a história da Unidade Aérea, tornando-se a piloto mais jovem, com 27 anos, a exercer essa função operacional e a única Comandante de Aeronave de Patrulha em atividade na Força Aérea Brasileira (FAB). Clique aqui para baixar a imagem originalA Aviadora destaca a importância e a satisfação deste momento na carreira. 'É uma honra ter tido essa oportunidade! Não posso deixar de agradecer a todos que me auxiliaram nesse processo, principalmente àqueles que me ensinaram e apoiaram, para que eu pudesse chegar até aqui. Salve a patrulha!”, disse a Tenente, ao retornar do voo operacional. A militar atingiu as marcas operacionais e concluiu todas as provas aéreas com sucesso, além de ter sido aprovada no Conselho Operacional, por unanimidade. Dessa forma, passa a cumprir as ações de Força Aérea designadas à Aviação de Patrulha, exercendo deveres e responsabilidades de Comandante de Aeronave. O Chefe de Operações do Esquadrão Netuno, Major Aviador Edesemario Lopes Bispo, disse que este é um marco para a Aviação de Patrulha. "Fica evidenciado para os jovens Patrulheiros que o comprometimento e a dedicação superam quaisquer dificuldades. Parabenizo a militar pelo feito, sendo o mérito inteiramente dela”, afirmou.Clique aqui para baixar a imagem original O voo da Tenente Gabriela ocorre na semana alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha. “No dia 22 de maio comemoraremos os 80 anos do Batismo de Fogo da Força Aérea e o afundamento do submarino italiano Barbarigo. O voo da Oficial evidencia a continuidade do espírito aguerrido dos jovens patrulheiros de ontem e de hoje, engendrando a imponente história da nossa gloriosa Aviação” afirmou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Ciro Appip Lambiase. Fotos: Soldado Keven Donald / 3º/7º GAV

O Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) – Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém (PA), celebrou na última terça-feira (17/05), a elevação operacional da Tenente Aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto como Piloto de Patrulha (1PP). A Oficial, que pertence ao efetivo desde 2021, entra para a história da Unidade Aérea, tornando-se a piloto mais jovem, com 27 anos, a exercer essa função operacional e a única Comandante de Aeronave de Patrulha em atividade na Força Aérea Brasileira (FAB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2251715310405452A Aviadora destaca a importância e a satisfação deste momento na carreira. ‘É uma honra ter tido essa oportunidade! Não posso deixar de agradecer a todos que me auxiliaram nesse processo, principalmente àqueles que me ensinaram e apoiaram, para que eu pudesse chegar até aqui. Salve a patrulha!”, disse a Tenente, ao retornar do voo operacional.

A militar atingiu as marcas operacionais e concluiu todas as provas aéreas com sucesso, além de ter sido aprovada no Conselho Operacional, por unanimidade. Dessa forma, passa a cumprir as ações de Força Aérea designadas à Aviação de Patrulha, exercendo deveres e responsabilidades de Comandante de Aeronave.

O Chefe de Operações do Esquadrão Netuno, Major Aviador Edesemario Lopes Bispo, disse que este é um marco para a Aviação de Patrulha. “Fica evidenciado para os jovens Patrulheiros que o comprometimento e a dedicação superam quaisquer dificuldades. Parabenizo a militar pelo feito, sendo o mérito inteiramente dela”, afirmou.

i2251715301302112

O voo da Tenente Gabriela ocorre na semana alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha. “No dia 22 de maio comemoraremos os 80 anos do Batismo de Fogo da Força Aérea e o afundamento do submarino italiano Barbarigo. O voo da Oficial evidencia a continuidade do espírito aguerrido dos jovens patrulheiros de ontem e de hoje, engendrando a imponente história da nossa gloriosa Aviação” afirmou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Ciro Appip Lambiase.

Fotos: Soldado Keven Donald / 3º/7º GAV

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).