Pescador conduzido pelo TAR até o Samu

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), organização militar subordinada ao Comando do 5º Distrito Naval, realizou no dia 17 de maio, uma operação de busca e salvamento (SAR) para resgatar um pescador desaparecido na Lagoa dos Patos (RS).

A aeronave UH-12 7050 localizou, nas proximidades da Ilha da Feitoria, o pescador sozinho em uma embarcação de pequeno porte, tipo batera, que teve o motor avariado na noite anterior. A vítima foi resgatada com princípio de hipotermia pelo Tripulante Aéreo de Resgate (TAR) sendo levada em seguida para o Aeroporto de Pelotas (RS), onde foi atendida por uma equipe do Samu e removida para o hospital da cidade.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).