O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (Esquadrão Falcão) realizou, no dia 21 de dezembro, um treinamento com a Defesa Civil do município de Parnamirim (RN). Na atividade, foram ministradas instruções teóricas e práticas, visando a apresentação das características técnicas da aeronave H-36 Caracal e da forma de abordagem da aeronave em solo, em operação normal ou de emergência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atuação da aeronave H-36 Caracal e do Esquadrão Falcão em missões de ajuda humanitária e calamidade pública contribuiu para o adestramento de pessoal civil. Segundo o Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Wankley Lima de Oliveira, a interação entre os Esquadrões de resgate do Comando da Aeronáutica e a Defesa Civil é muito importante para a troca de informações. “O conhecimento compartilhado amplia as possibilidades de atuação e reduz o tempo de resposta em caso de necessidade de emprego”, pontuou.

i21122710074503794

Durante o treinamento, os profissionais de Defesa Civil puderam conhecer as atividades realizadas pelo Esquadrão, além de adquirir noções de segurança operacional. “A oportunidade de participar de um treinamento com um Esquadrão de resgate da FAB é muito importante para os profissionais da Defesa Civil, pois trata-se de uma aeronave que pode ser utilizada a qualquer momento, em casos de calamidade pública, como ocorreu em Brumadinho, em 2019, e, mais recentemente, no apoio às enchentes no sul da Bahia”, observou o Coordenador de Defesa Civil do Município de Parnamirim, George Bezerra da Cunha.

A aeronave H-36 Caracal do Esquadrão Falcão vem sendo empregada na Bahia desde o dia 11/12.

Fotos: Esquadrão Falcão

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).