No dia 02 de dezembro, no 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec), ocorreu a solenidade de passagem de comando do Tenente-coronel de Cavalaria Luiz Claudio Ferreira de Araujo para o Capitão de Cavalaria Rinaldo Reis de Moraes Junior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Marcos Américo Vieira Pessôa, seu Adjunto de Comando, Segundo-tenente Valmir Ferregato, prestigiada pelos comandantes das organizações militares (OM) subordinados à 15º Brigada de Infantaria Mecanizada e pelo Prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

A solenidade iniciou com o descerramento do retrato do Tenente-coronel Luiz Claudio, na Galeria dos Antigos Comandantes, seguida pela formatura de passagem de comando. O Tenente-coronel Luiz Claudio apresentou suas despedidas, seguida da leitura de sua referência elogiosa, do Curriculum Vitae do Capitão De Moraes e da transmissão do cargo de Comandante da OM. A solenidade encerrou com o desfile da tropa e desfile motorizado, do 16º Esqd C Mec, em homenagem ao novo comandante.

Fonte: 16° Esqd C Mec

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).