Estagiários do curso e Integrantes da ESG em foto oficial do CGED 2022

Entre os dias 16 e 20 de maio, a Escola Superior de Guerra (ESG), em parceria com o Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry (WJPC), realizou a fase presencial da 4ª edição do Curso de Extensão “Governança em Defesa” (CGED 2022). A abertura do 2ª fase do curso, na segunda (16), foi presidida pelo Subcomandante da ESG, General de Brigada Himario Brandão Trinas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

59929635 8012 41fa 9e29 6e202f2e8ca9
Abertura da fase presencial do CGED 2022

Durante a semana, o CGED contou com a participação de diversos palestrantes que trataram da temática de Governança. Dentre eles, destacam-se:  o Comandante do 7° Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro David Almeida Alcoforado; o Chefe da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, General de Divisão Walmir Almada Schneider Filho; o Assessor Especial de Integridade do Ministério da Defesa, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva; e o Secretário da Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro, Márcio Emmanuel Pacheco.

O curso procura estimular os participantes a fazerem reflexões críticas sobre uma das áreas mais significativas para a Defesa Nacional, a área de Governança, que engloba desafios complexos oriundos de demandas que surgem do mundo mais interconectado, das novas dimensões dos conflitos e, em especial, da sociedade, sugerindo instituições cada vez mais fortes, bem governadas e transparentes.

A estrutura curricular do CGED foi desenvolvida ao longo de duas semanas: a primeira com uma fase a distância, e a segunda com uma fase presencial, preenchendo uma carga horária total em torno de 50 horas, destinadas às atividades de estudo e trabalhos complementares.

7b14ef49 bf74 4782 a8d4 7611a3c6e460
CCGED 2022 – Dinâmica de grupos

Parceria com o WJPC

A parceria da ESG com o WJPC já ocorre há alguns anos. A partir de 2018, quando a ESG recebeu o Prêmio Perry Center de Excelência em Educação de Segurança e Defesa, sendo a primeira instituição brasileira agraciada com essa honraria; os acordos, intercâmbios e cursos entre as duas instituições, se intensificaram. Em junho de 2019, a oficialização dessa parceria materializou-se no “Programa de Cooperação Acadêmica” que tem contemplado um portfólio de cursos, seminários e outras atividades, com o propósito de incrementar o intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de interesse mútuo, em especial nas de Segurança e Defesa.

Texto: ESG, por Ten Isabela Costa

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).