No dia 12/07, 29 alunos do CURSO “A DEFESA NACIONAL E O PODER LEGISLATIVO” (CDNPL) foram diplomados em cerimônia remota presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), acompanhado pelo Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, Comandante do Campus Brasília da ESG, pelo Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Dr. Leonardo Barbosa e pelo Sr. José Floriano Pereira Lima Filho, Coordenador de Educação Superior no Instituto Legislativo Brasileiro.

O CDNPL é uma realização em conjunto do ILB e da ESG. Trata-se de um treinamento de extensão de nível superior, que visam trazer temas fundamentais para o país para discussão em nível acadêmico e profissional por servidores públicos do Congresso Nacional e do Ministério da Defesa.

O Diretor-Executivo do ILB, Dr. Leonardo Barbosa, afirmou que “é interessante essa aproximação porque a ESG é referência para a organização de vários debates centrais que passam pela ordem do dia do país hoje. Quero ainda destacar a importância de aproximar o tema da Defesa Nacional do debate público. Se colocarmos na balança veremos que tem um peso muito grande para decisões políticas e orçamentárias o fato de as pessoas saberem o que está sendo feito para promover a soberania do país e para aprimorar nossa Estratégia Nacional de Defesa”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luís Roberto Lourenço agradeceu aos alunos e toda a organização do curso por efetuarem um papel importante de conscientização da população, ressaltando que a ESG, em seus 72 anos de existência, sempre estudou os problemas brasileiros, declarando que “a sociedade civil precisa conhecer as Forças Armadas, que vêm do povo brasileiro e trazem no seu âmago as aspirações do povo brasileiro, que é o motivo de nossa existência”.

O curso, realizado no período de 26 de abril a 12 de julho de 2021, totalmente remoto, teve como objetivo preparar assessores e consultores legislativos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como assessores parlamentares diretamente ligados ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas e analistas do TCU, para a compreensão dos conceitos de Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional, analisando o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, seus Projetos Estratégicos e a Base Industrial de Defesa, como subsídios aos projetos do Poder Legislativos referente à temática.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).