Nesta quarta-feira (31), a Escola Superior de Guerra (ESG) teve a honra de receber uma importante comitiva da Universidade Nacional de Defesa (NDU) dos Estados Unidos da América. O evento, marcado pela troca de experiências e pelo fortalecimento das relações institucionais, foi uma demonstração clara da importância do diálogo e da cooperação entre países aliados no campo da defesa e segurança global.

Uma Recepção de Alto Nível

Snapinsta.app 424948073 7464738740243619 5107218371461064445 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro foi presidido pelo Comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, que expressou grande satisfação em recepcionar membros tão ilustres da NDU, incluindo o professor dr. Devin Hess, gerente de Programas; a professora dra. Faith N. Ssebikindu, diretora de Divulgação e Educação Contínua do College of International Security Affairs; e a professora Frances “Franny” Raybaud, gerente de Divulgação e Engajamento Contínuo de ex-alunos e especialista em programas da NDU. A presença do adido naval adjunto dos EUA, Capitão de Fragata (USNavy) Shamire Branch, também enalteceu a ocasião.

Aproximação Estratégica entre Instituições

O Almirante Cardoso destacou a relevância do encontro para a aproximação entre os institutos de altos estudos, sublinhando a já estreita relação entre a ESG e o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies, parte integrante da NDU. A troca de conhecimentos e experiências entre as instituições é vista como um pilar fundamental para a evolução das práticas e políticas de defesa e segurança, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Programação e Planos Futuros

A agenda do encontro incluiu uma apresentação da estrutura organizacional da NDU e discussões sobre futuras colaborações, como a visita de aproximadamente 50 discentes à ESG em abril e a congregação de ex-alunos da NDU em agosto, que reunirá egressos de cerca de 40 países no Brasil. A lembrança da visita do Vice-Almirante (USNavy) Fritz Roegge, ex-Presidente da NDU, em 2018, ressaltou a continuidade e a solidez das relações entre as duas instituições.

Cultura e História Compartilhadas

Snapinsta.app 424576918 1405024203708488 1699369601375534357 n 1080

A visita culminou com uma passagem pelo Marco de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, na Fortaleza de São João, proporcionando à comitiva uma oportunidade única de imergir na rica história do Brasil e nos primórdios da Escola Superior de Guerra, reforçando a importância de compartilhar não apenas conhecimentos estratégicos, mas também heranças culturais e históricas.