Curso capacitou oito militares

A Escola Técnica do Arsenal de Marinha, organização militar subordinada à Diretoria Industrial da Marinha, realizou o 1o Curso Expedito de Lubrificação de 2021, no período de 6 a 9 de abril, qualificando oito militares. Esse curso visa à preparação para a realização de serviços de lubrificação em máquinas, equipamentos e veículos, por meio do conhecimento, da seleção adequada dos lubrificantes e da aplicação de técnicas apropriadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o aprendizado teórico de sala de aula em diversas situações reais de lubrificação. Entre os métodos apresentados, práticas com lubrificação a óleo e à graxa foram visualizados em sistemas de funcionamento por gravidade e circulação de fluidos nas principais bombas de esgotamento na Casa de Bombas do Dique Almirante Régis (AMRJ-246).

blank
Identificação de possíveis pontos de vazamento de óleo lubrificante

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).