Nos dias 6 e 7 de junho, a Escola Superior de Guerra (ESG) acolheu uma delegação da Escola Superior Conjunta das Forças Armadas do Peru. A comitiva, composta por oficiais-generais e oficiais superiores, foi recebida pelo Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, comandante da ESG, e participou de uma programação intensa com reuniões de trabalho junto ao corpo permanente e docente da instituição.

Intercâmbio Acadêmico e Transformação

blank

O Instituto de Altos Estudos do Peru está em processo de transformação, buscando fortalecer seus programas e cursos em planejamento conjunto. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento e a proposta pedagógica dos principais cursos oferecidos pela ESG, que é uma referência consolidada na educação militar.

Apresentações e Troca de Experiências

Durante a visita, representantes do Centro de Estudos Estratégicos Cordeiro de Farias, do Instituto Therezinha de Castro, da Assessoria de Seleção, Planejamento e Avaliação de Ensino e do Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas apresentaram seus respectivos setores e esclareceram as dúvidas dos oficiais peruanos.

Agradecimentos e Impacto

No encerramento da visita, o Contra-Almirante Farfan Matellini Pedro Manuel agradeceu em nome da comitiva peruana pela recepção e apoio prestado pela ESG. “Aprendemos bastante nessas excelentes exposições e essas lições nos ajudarão a dar continuidade ao trabalho de modernização do ensino militar que estamos implementando”, afirmou.

O Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso destacou a importância do intercâmbio entre instituições de altos estudos. “Espero que nossas conversas e apresentações sirvam de base para que os senhores possam revolucionar a educação militar no Peru. Não sei se nosso exemplo de educação é o melhor, mas certamente é uma referência consolidada de muitos anos. Esperamos ter passado essa impressão para os senhores”, concluiu.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui