Uma delegação do King’s College London visitou a Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), na sexta-feira passada (20). O objetivo do encontro foi estreitar os laços de cooperação entre as duas instituições. A comitiva foi formada por professores, diretores e pesquisadores do Department of War Studies e do King’s Brazil Institute.

ebd6a352 d159 4d61 8b1e 14631551913e

Os visitantes conheceram a estrutura da ESD, como a biblioteca, as salas de aula, o auditório e a área onde é realizado o Programa Forças no Esporte (PROFESP). Também foram discutidos temas como Educação Profissional em Segurança e Defesa, e apresentados os próximos passos para uma eventual cooperação bilateral.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

5f2d1a7c 86f4 4cf4 8418 95f337ac857f

O Chefe do Departamento Acadêmico da Escola Superior de Defesa, General de Brigada R1 Carlos Henrique Teche, enfatizou a importância da relação com outros institutos de pesquisa voltados para a área de defesa. “A King’s College London é uma instituição reconhecida internacionalmente que dá suporte acadêmico às escolas militares do Reino Unido. Temos expectativas que a nossa parceria será ainda mais fortalecida após esta visita”, declarou.

669f759e e528 4908 8f36 d3e4790001bd

Integrante da delegação, o Diretor do King’s Brazil Institute, Vinicius Mariano de Carvalho, falou da longa tradição do estudo de defesa, inclusive com a cooperação das Forças Armadas inglesa, e como a troca de experiências poderá ser benéfica para ambas instituições. “Estamos estreitando laços com a Escola Superior de Defesa. Esta é uma oportunidade ímpar de trazermos um pouco do que temos e de conhecermos as ações realizadas aqui, possibilitando parcerias futuras em que os dois lados possam se ajudar mutuamente”, declarou.

O Coordenador do Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da ESD, Professor Peterson Ferreira da Silva, complementou. “Já tínhamos um contato anterior, o que certamente será aprofundado depois desta reunião. A proposta aqui é estreitar laços e verificar possibilidades de maior cooperação e, principalmente, ver as áreas de conhecimento comum para otimizar as nossas ações”, finalizou.

Por Tenente Cristiane dos Santos (ESD)
Fotos: ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).