Escola Superior de Defesa lança Mestrado Acadêmico para fortalecer pesquisa em Segurança e Defesa

Foto: ESD
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Escola Superior de Defesa (ESD) inaugurou oficialmente, no dia 15 de agosto, o Mestrado Acadêmico em Segurança, Desenvolvimento e Defesa, voltado para a formação de especialistas e a promoção de pesquisa avançada na área. O evento de abertura, realizado em Brasília, foi marcado pela presença da Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, Comandante e Reitora da ESD, que destacou a importância do programa para a Estratégia Nacional de Defesa.

Objetivos do Mestrado

O Mestrado Acadêmico em Segurança, Desenvolvimento e Defesa (PPGSDD) tem como principal objetivo fortalecer a pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas de segurança e defesa. De acordo com a Major-Brigadeiro Carla, o programa alinha-se ao sexto objetivo da Estratégia Nacional de Defesa, que busca aumentar a percepção da sociedade sobre a importância dessas temáticas. A intenção é gerar uma sólida cultura de defesa entre os cidadãos brasileiros, ampliando o debate para além das Forças Armadas.

Aula Magna e palestrantes

A cerimônia de abertura contou com uma aula Magna ministrada pelo Professor Doutor Antônio Jorge Ramalho, Coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e colaborador do Mestrado em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG). Durante a palestra, o professor destacou a importância do Mestrado para que os pesquisadores possam discutir francamente os desafios da Defesa Nacional, além de abordar temas como desenvolvimento, segurança e promoção da paz.

Importância da ESD

Com o lançamento do Mestrado, a Escola Superior de Defesa reforça seu papel como uma instituição de excelência na formação de recursos humanos especializados em segurança, desenvolvimento e defesa. A Comandante da ESD, Major-Brigadeiro Carla Lyrio Martins, ressaltou que o programa representa uma nova trajetória para a instituição, consolidando-a como um espaço fundamental para o diálogo entre civis e militares, e para o assessoramento ao Ministério da Defesa em temas estratégicos.

Para saber mais sobre o Mestrado da ESD, clique aqui.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).