Na segunda-feira (11), teve início, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), a fase presencial do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências 2021 (CCOPI). Trata-se de capacitação para desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A turma é composta por 28 alunos, sendo 14 civis, representantes de órgãos federais; e 14 militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares. Por meio de aulas expositivas, trabalhos de grupo e simulações, com ênfase nas teorias de relações e doutrina de planejamento interagências, os alunos estarão aptos a comporem equipes de planejamento e atuarem em operações interagências.

curso op inteligencia1.jpg

A abordagem metodológica, desenvolvida pela ESD para o curso, baseada na investigação, reflexão, discussão, instrumentalidade e construção coletiva do conhecimento, é um eficiente sistema de estudos, pesquisas e aprendizagem, despertando o comprometimento individual e o trabalho em grupo.

Com informações da ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).