Por Isabela Nóbrega

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O ano letivo de 2022 da Escola Superior de Defesa (ESD) iniciou na primeira semana de fevereiro com evento direcionado aos docentes. O encontro capacita militares e civis acerca de metodologias de ensino que serão utilizadas ao longo do ano.

Durante a preparação, foram apresentados conceitos e metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas, bem como as bases neurocientíficas relacionadas. Além disso, a semana pedagógica objetiva apresentar os desafios da inovação aplicada ao ensino e proceder a orientação geral a respeito das atividades pedagógicas, o que resulta na melhoria dos processos educacionais da ESD.

Dentre os palestrantes, estão o professor doutor Guilherme Marcos Nogueira, docente de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), e o professor doutor Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (USP).

Nos dias 10 e 11, a semana pedagógica será aberta às seguintes instituições parceiras: Instituto Legislativo Brasileiro, Colégio Militar de Brasília, Colégio Militar dos Bombeiros Pedro II, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário de Brasília e Colégio Mackenzie.

Fotos: Cabo L Carvalho e S2 Montarroyos

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).