Abordagens atuais e relevantes no âmbito da Inteligência e da Mobilização Nacional nortearam os cursos Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) e de Logística e Mobilização Nacional (CLMN). As capacitações foram finalizadas na quarta-feira (17), com entrega de certificados e distintivos, na Escola Superior de Defesa (ESD).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20211122 ESD I.jfif

Na cerimônia de encerramento, o Comandante da Escola Superior de Defesa (ESD), Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, ressaltou que “mais importante do que receber o conhecimento é difundi-lo “.

No total, 68 alunos se formaram nas especializações. Desses, 70% são civis, de órgãos da Administração Pública e de Forças Auxiliares, e 30% são militares das Forças Armadas.

As próximas edições estão previstas para iniciar em 1º de agosto de 2022, com 13 semanas de duração.

20211122 ESD II.png

Curso Superior de Inteligência Estratégica

O CSIE, com duração de 22 semanas, habilita os profissionais para o exercício de funções de Inteligência Estratégica na Administração Pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). A estrutura curricular compreende Fundamentos do Poder Nacional, Noções das Relações Internacionais e da Geopolítica, além de Teoria e Estudos Aplicados da área de Inteligência.

A abordagem metodológica desenvolvida para o curso propicia conhecimento teórico e experiência prática dos conteúdos estudados, em diversos níveis de complexidade. Isso configura um sistema de estudos, pesquisas e atividades, que exige comprometimento individual e engajamento nos trabalhos em grupo. Os alunos recebem conhecimento útil e atualizado, com ênfase no exercício de cargos e de funções na área de Inteligência Estratégica, nas instituições da Administração Pública nos âmbitos federal e estadual.

Curso de Logística e Mobilização Nacional

20211122 ESD.jfif

O curso lato-sensu, de 16 semanas, capacita os alunos para atuarem nos níveis gerenciais da Logística Nacional, bem como no assessoramento aos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB). A estrutura curricular compreende Planejamento Estratégico, Geopolítica, Infraestrutura Brasileira, Logística e Mobilização Nacional, e Base Industrial de Defesa.

A abordagem metodológica foi baseada em investigação, reflexão, discussão, instrumentalidade e construção coletiva do conhecimento, despertando o comprometimento individual e o trabalho em pequenos grupos. Os egressos do CLMN estarão aptos ao exercício de cargos e funções de assessoramento – no nível político e estratégico – em assuntos relativos à Logística e à Mobilização Nacional, tanto no âmbito do Ministério da Defesa e das Forças Auxiliares quanto em órgãos da Administração Pública e em organizações civis.

Com informações e fotos da ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).