Escola Superior de Defesa conclui Curso de Logística Estratégica e Defesa formando 23 profissionais

Foto: SD Neiva
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Após 20 semanas de intensos estudos e desafios, 23 alunos celebraram a conclusão do Curso de Logística Estratégica e Defesa na Escola Superior de Defesa. Em uma cerimônia marcada por discursos inspiradores e reconhecimento, civis e militares de diversas instituições brasileiras encerraram um ciclo de aprendizado voltado à gestão estratégica e à mobilização nacional.

Formação estratégica para defesa nacional

Foto: SD Neiva

O Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) destacou-se pela abrangência e profundidade em sua estrutura acadêmica. Dividido em fases presencial e remota, o programa totalizou 408 horas-aula, focando na capacitação de profissionais para gerenciar e assessorar questões relacionadas à mobilização e defesa.

A participação pioneira dos alunos no 1º Exercício de Mobilização Nacional, conduzido pelo Ministério da Defesa por meio da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), marcou um diferencial na formação. A atividade permitiu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala, conectando teoria e prática em cenários reais.

Inovação e interdisciplinaridade no CLED 2024

Realizado em formato híbrido, o curso inovou ao mesclar aulas remotas com uma intensa imersão presencial de 16 semanas. A estrutura curricular incluiu disciplinas como Fundamentos de Logística e Mobilização Nacional, Planejamento Estratégico Logístico Organizacional, e Modelagem Logística e Apoio à Decisão, ministradas por renomados especialistas.

Um dos pontos altos do CLED foi a viagem de Estudos Interdisciplinares de Campo, onde os alunos visitaram instituições da Base Industrial de Defesa do Brasil. Essas visitas trouxeram uma visão prática do que foi ensinado, promovendo uma experiência enriquecedora e conectada às realidades estratégicas do país.

Legado e inspirações do CLED 2024

Foto: SD Neiva

Durante a cerimônia de encerramento, a Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, comandante e reitora da ESD, destacou a importância do curso para o fortalecimento da logística estratégica nacional. “Desejo que as senhoras e os senhores possam aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso em suas esferas de atuação, no gerenciamento e assessoramento estratégico”, afirmou.

A turma também prestou uma homenagem ao Visconde de Ouro Preto, escolhido como patrono pela sua contribuição à organização e planejamento, valores fundamentais para a logística nacional. Inspirados por seu legado, os formandos saíram preparados para enfrentar os desafios do setor, promovendo uma logística mais robusta e eficiente no Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui