A Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebeu, no dia 20 de janeiro, 584 alunos oriundos de 12 das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) para o segundo ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nessa fase do curso, os alunos receberão a formação específica das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações inerentes à graduação de terceiro-sargento. Com profissionalismo e comprometimento com a Força Terrestre, os alunos aprenderão a desempenhar as funções de líderes de pequenas frações.

A recepção dos alunos foi feita pelos instrutores e monitores do Corpo de Alunos da ESA. Ao longo da primeira semana, eles receberam as diretrizes do Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Andre Luiz do Nascimento Cabral, conheceram as instalações da ESA e  participaram de atividades administrativas para a inserção na rotina da Escola.

Por ocasião da chegada dos novos alunos para o CFGS/2021 no atual contexto da pandemia da covid-19, foram estabelecidas pela ESA diversas medidas sanitárias de prevenção e controle da pandemia. Desta forma, durante a chegada, os alunos passaram por uma triagem detalhada com realização de questionário epidemiológico, medição de temperatura e desinfecção de bagagens e objetos pessoais.

Fonte: ESA – E5
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).