Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) recebeu, nos dias 1º e 2 de junho, a visita do Chefe do Preparo da Força Terrestre (Prep F Ter) do Comando de Operações Terrestres (COTER), General de Divisão Édson Skora Rosty. O General Rosty foi recebido pelo General de Brigada Reinaldo Salgado Beato e presidiu a formatura da Escola.

O Preparo da Força Terrestre, planejado e coordenado pelo COTER, envolve a instrução e o adestramento, facilitando o emprego da tropa de forma conjunta ou combinada, visando à interoperabilidade, desde o grupo de combate até os grandes comandos.

A visita da comitiva tem por finalidade verificar e incentivar o uso dos sistemas de simulação na formação dos sargentos combatentes, focado no aprimoramento técnico e tático a fim de proporcionar, ao máximo possível, a imitação do combate.

Foi lida a Ordem do Dia do Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em alusão ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers), representados por um grupamento destacado de boinas-azuis e pela presença do Peacekeeper Raimundo Reis, que integrou, como Segundo-Sargento, o Batalhão Suez, na primeira Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF-I), em 1964.

O Chefe do Preparo ministrou palestra ao Corpo de Alunos e ao Corpo Permanente da Escola sobre a estrutura de comando do COTER e as peculiaridades da instrução, preparo e adestramento da Força Terrestre. O Subtenente Pereira destacou a importância a valorização do mérito na carreira dos sargentos.

O General de Divisão Rosty visitou as instalações da ESA e conheceu as Salas de Simulação que contam com o simulador da VBTP Guarani, no qual os alunos simulam a condução e têm noções básicas de mecânica, inclusive, sanando possíveis panes.

O Chefe de Preparo verificou também a utilização do VBS-3 (Virtual Battlespace), no qual os alunos podem entender a operação através desse software que simula pessoas e viaturas em um ambiente virtual, possibilitando a aplicação de técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de pequenas frações.

A comitiva visitou o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes (CIGMAL), onde os alunos da Escola de Sargentos de Logística (EsLog) e do Centro Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) desenvolvem atividades de adestramento da Seção de Instrução Especial da ESA.

A comitiva do Chefe do Preparo é composta pelo Adjunto da Seção de Simulação de Combate, Tenente-Coronel Bruno Krepke Leiros Peixoto, e pelo Auxiliar de Estado-Maior Pessoal, Subtenente Marcos Pereira dos Santos.

Fonte: ESA
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui