No dia 26 de agosto, a Escola de Instrução Especializada realizou a instrução “Balística Forense voltada para os efeitos do tiro”, assunto que faz parte do conteúdo da matéria balística forense, uma das disciplinas estudadas no Curso de Perícia e Investigação Criminal Militar.

A instrução foi coordenada pelo Segundo-Sargento Renan Queiroz, que, na oportunidade, realizou uma demonstração do estudo da balística intermediária e seus efeitos secundários no tiro realizado a curta distância, além do estudo da balística criminal, abrangendo os efeitos do tiro em diversos tipos de superfície.

Foram realizadas, ainda, as oficinas de Comportamento Balístico de Diferentes Projéteis e Testes de Proteção Balística. A atividade contou com a presença de peritos criminais do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Científica de São Paulo, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e membros do Ministério Público Militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).