Workshop reuniu especialistas de diversas áreas da Marinha

A Escola de Guerra Naval sediou, no período de 23 de agosto a 3 de setembro, o 7º Workshop do SISFORÇA (Sistemática de Planejamento de Força da Marinha do Brasil), que teve a tarefa de gerar a concepção operacional de efeitos desejados bem como elaborar as metas para as Capacidades Logísticas e para as Capacidades Relacionadas à Informação. O workshop contou com a colaboração de militares especialistas de diferentes setores, das diversas organizações militares da Marinha, divididos em fóruns de discussões temáticas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conforme previsto no Plano Estratégico da Marinha, o PEM 2040, o Estado-Maior da Armada (EMA) é responsável por coordenar o desenvolvimento de uma Sistemática de Planejamento de Força no âmbito da Marinha, cuja principal entrega é um Plano de Configuração de Força da Marinha do Brasil (não apenas um dimensionamento de meios) realista, equilibrado e sustentável para os próximos 20 anos.

O Subchefe de Estratégia do EMA, Contra-Almirante José Cláudio, destacou que o Plano de Configuração de Força, que será concluído até o segundo semestre de 2022, tem sido construído e aperfeiçoado com o trabalho dos oficiais e praças participantes ao longo dos workshops.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).