No dia 15 de maio, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), em parceria com a Secretaria-Geral da Marinha, promoveram o Colóquio “Gestão do Conhecimento: conceitos e aplicações”.

O evento contou com a participação do Professor Doutor Fábio Ferreira Batista, Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ele abordou “O Desafio de Implementar a Gestão do Conhecimento para alcançar os objetivos das Organizações Militares”.

Na sequência, o Capitão de Corveta Patrick Del Bosco de Sales, do Centro de Instrução Almirante Newton Braga, palestrou sobre “A Gestão do Conhecimento: possibilidades para a Marinha”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, discorreu sobre “A Gestão do Conhecimento: aplicação na Amazul”.

Já o Capitão de Fragata Rafael Barros Dutra, da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarinos com Propulsão Nuclear, abordou “A Gestão do Conhecimento: aplicação no Prosub”.

O colóquio foi aberto pelo Presidente do CEPE-MB, Almirante de Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, e teve como público-alvo os alunos de graduação e pós-graduação, membros da comunidade acadêmica, militares e civis interessados no tema.

  • Com informações do CCSM
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).