No encerramento, foi apresentado um painel sobre os trabalhos desenvolvidos

A Escola de Guerra Naval sediou o 4° Workshop do SISFORÇA (Sistemática de Planejamento de Força da Marinha do Brasil), no período de 26 de abril a 7 de maio. Inserido na Ação Estratégica Naval-1 do Plano Estratégico da Marinha-2040, o evento foi organizado e conduzido pelo Estado-Maior da Armada e contou com a participação de cerca de 80 Oficiais de diversos setores da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O SISFORÇA faz parte de uma iniciativa, do Ministério da Defesa, de adotar o Planejamento Baseado em Capacidade. Sob a ótica de que o desenvolvimento de capacidades para a Marinha do futuro requer, além da aquisição de meios, a transformação das infraestruturas de ensino, manutenção, saúde e de outros setores, o SISFORÇA integra-se às demais sistemáticas vigentes voltadas para projeto, aquisição e gerenciamento do ciclo de vida dos meios operativos.

No encerramento do Workshop, foi apresentado um painel sobre a evolução dos trabalhos desenvolvidos a almirantes e a outras autoridades do setor de Defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).