Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, foi realizada, no dia 7 de dezembro, no auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, a Cerimônia de Encerramento do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) de 2018, com a entrega dos respectivos Diplomas de Conclusão de Curso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Leia mais:
O C-PEM foi concluído por 46 Oficiais-Alunos, sendo um Contra-Almirante, 36 Capitães de Mar e Guerra, dois Coronéis do Exército Brasileiro e dois da Força Aérea Brasileira, quatro servidores civis de Nível Superior da Marinha do Brasil e um Servidor da ANTAQ. Concluíram o C-EMOS 127 Oficiais-Alunos, sendo 121 da Marinha do Brasil e seis Oficiais das Marinhas Amigas – este ano, da Argentina, Bolívia, Estados Unidos, França e Peru.
Os cursos de Altos Estudos Militares tem por objetivos complementar a qualificação dos oficiais visando ao exercício de cargos na Alta Administração Naval (C-PEM) e ampliar os conhecimentos dos oficiais visando ao desempenho de funções de assessoria de alto nível, com ênfase nas doutrinas e nas estruturas administrativas da Marinha (C-EMOS).
O Diretor da  Escola de Guerra Naval (EGN), Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, destacou “a necessidade da busca permanente por novos conhecimentos para manter-se no compasso dos novos desafios que se apresentam”. E observou que a Marinha tem investido continuamente no aprimoramento profissional do seu pessoal, de modo a continuar cumprindo com excelência todas as suas atribuições.
Além do Comandante da Marinha, a cerimônia teve como paraninfos os membros do Almirantado e o Diretor da EGN. Também estiveram presentes Ex-Ministro e Ex-Comandantes da Marinha, Almirantes da Área Rio, Adidos estrangeiros e familiares dos formandos.
MB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).