A Guerra Híbrida e a Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) – um desafio para o futuro do Brasil e para o Ensino Militar, foi o tema discutido em um seminário realizado na Escola de Guerra Naval (EGN) no dia 03 de junho. O evento, coordenado com o Ministério da Defesa (MD), teve como propósito discutir tópicos afetos à Defesa e às Forças Armadas em ambiente estratégico, tático e operacional no futuro, utilizando a estrutura de ensino do MD, das escolas de Altos Estudos das Forças e de suas Instituições Científicas e Tecnológicas como indutores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

284127752 308533624671572 5351403513998159223 n

A abertura do evento foi realizada pelo Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo. Em seguida, iniciou-se uma série de palestras que contou com as apresentações do Presidente da Eletronuclear Capitão de Mar e Guerra (EN – RM1) Leonam dos Santos Guimarães, abordando a Energia Nuclear e os desafios para a Defesa NBQR, e do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Vice-Almirante (EN) Guilherme Dionizio Alves, que falou sobre o programa nuclear da Marinha sobre a óptica da não proliferação de armas nucleares.

Também participaram do seminário, o autor de livros e artigos sobre Guerra Irregular, Coronel (RM1) Alessandro Visacro; o Comandante do Batalhão de Defesa NBQR, Capitão de Fragata (FN) Telmo Moreira Leite Junior; e o Comandante do Centro de Defesa NBQR da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra (FN) Flavio Lamego Pascoal.

A conferência foi encerrada após um período de debate sobre os assuntos abordados nas apresentações. Além de diversas autoridades, o seminário contou com a presença dos corpos docente e discente das Escolas Militares de Altos Estudos, de Estado-Maior e de Aperfeiçoamento para Oficiais, assim como especialistas civis e militares, pesquisadores e acadêmicos ligados aos temas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).