Rio de Janeiro (RJ) – No dia 11 de agosto, foi realizada a cerimônia de identificação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo para os Cursos de Altos Estudos Militares 2022 e habilitados à matrícula na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Realizado desde a criação da então Escola de Estado-Maior, em 1905, atualmente o Processo Seletivo é composto da avaliação institucional, executada pelo Departamento-Geral do Pessoal (DGP) e do exame intelectual, de responsabilidade desta Escola.

Em 2022, 1.030 oficiais foram inscritos para as provas, divididos na seguinte proporção:
– 24 oficiais Médicos, concorrendo a 4 vagas para o Curso de Chefia e Estado-Maior para Oficiais Médicos 2023;
– 53 oficiais Engenheiros Militares, concorrendo a 4 vagas para o Curso de Direção para Engenheiros Militares 2024; e
– 953 oficiais das Armas, Quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência, concorrendo a 160 vagas para o Curso de Comando e Estado-Maior 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao final da solenidade de divulgação, o Comandante da ECEME, General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior, parabenizou os aprovados e seus familiares, reconhecendo o esforço exigido na preparação intelectual, além dos deveres cotidianos da vida militar.

O evento foi transmitido pela TV Verde-Oliva Educação e Cultura, novo canal do Departamento de Educação e Cultura do Exército no Youtube, e pelas mídias sociais da ECEME.

A Lista dos aprovados pode ser conferida no site da Escola: www.eceme.eb.mil.br

 

Fonte: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).