Rio de Janeiro (RJ) – No dia 29 de julho, foi firmado um acordo de cooperação técnica e científica entre o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A aproximação entre as instituições de ensino superior foi celebrada durante uma cerimônia virtual, com a presença do General de Divisão Jorge Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar, do General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da ECEME, e do Prof. Dr.Vahan Agopyan, Reitor da USP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O acordo foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 27 de julho, e foi construído, pelo lado da ECEME, pelo Instituto Meira Mattos (IMM), que tem no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) o seu braço acadêmico. Esse acordo é uma ação decorrente de um Memorando de Entendimento, de 3 de maio de 2018, entre o Exército Brasileiro e a USP, que tinha como objetivo o fortalecimento, a ampliação e a intensificação da cooperação entre as renomadas instituições na capacitação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas científicas e na realização de projetos conjuntos.

Cabe ressaltar que a parceria entre o PPGCM-IMM-ECEME e o IRI-USP já havia proporcionado seus efeitos mesmo antes da assinatura oficial do acordo. O Coronel Carlos Eduardo de Franciscis Ramos e o Dr. Rubens de S. Duarte ministraram palestras em 2019, no auditório do IRI-USP, enquanto o Dr. Pedro Feliú Ribeiro ofereceu uma disciplina eletiva com o Dr. Rubens de Siqueira Duarte no âmbito do PPGCM.

Além da troca de visitas, ambos estão vinculados ao projeto intitulado “Geopolítica, Grande Estratégia e Defesa: subsídios analíticos à transformação da Força Terrestre”, que tem o apoio do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Docentes e discentes da USP também foram recebidos na ECEME durante uma semana repleta de atividades que compuseram a Semana de Integração Acadêmica entre ECEME e USP. Com a formalização do acordo de cooperação, a expectativa é de que a parceria se intensifique.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).