Novo F-39 Gripen da FAB faz primeiro voo no Brasil rumo à BAAN

Avião de caça estacionado em pista de decolagem.
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O céu brasileiro ganhou mais um reforço nesta terça-feira (17/06), com o primeiro voo do décimo F-39 Gripen da FAB, a partir de Navegantes (SC) até a Base Aérea de Anápolis (GO). A aeronave FAB-4110, recém-chegada da Suécia, traz inovações em sensores e sistemas de voo, ampliando a capacidade de defesa aérea nacional.

Inovações do F-39 Gripen FAB-4110

Caça Jet Gripen na pista de decolagem.

A aeronave FAB-4110 é a primeira da série a chegar ao Brasil com uma nova configuração de atualizações tecnológicas, resultado das evoluções implementadas pela fabricante sueca Saab. Segundo o Coronel Aviador Claucio Oliveira Marques, gerente do Projeto F-X2, o décimo Gripen incorpora melhorias nos sensores de bordo, nos sistemas de guerra eletrônica e nas capacidades de emprego ar-solo, além de otimizações no sistema de comando de voo fly-by-wire.

Outra novidade é o aprimoramento do sistema de missão, que integra múltiplos sensores com maior precisão, oferecendo consciência situacional ampliada ao piloto. O Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de prova do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), destacou a redução significativa da carga de trabalho do piloto, permitindo maior foco no cumprimento das missões.

Após uma cuidadosa preparação, que incluiu a instalação do assento ejetável, kit de sobrevivência, abastecimento e testes em solo, o FAB-4110 decolou às 11h20 de Navegantes, percorrendo cerca de mil quilômetros em 1h21, até pousar em segurança na BAAN.

O Reforço da Defesa Aérea Nacional

Caça militar em pista, piloto no cockpit.

Com a chegada do décimo F-39 Gripen, a Força Aérea Brasileira (FAB) avança mais uma etapa no processo de reequipamento de sua aviação de caça, ampliando a capacidade de defesa e dissuasão do espaço aéreo nacional. Os caças Gripen E, conhecidos na FAB como F-39, são multimissão, aptos tanto para defesa aérea quanto para ataques de precisão ao solo, reconhecimento e apoio a operações conjuntas.

A base de operações, a Base Aérea de Anápolis (BAAN), segue consolidando-se como o principal polo de emprego do Gripen no Brasil. Ali, os caças estão sendo integrados gradualmente ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), substituindo os antigos F-5M.

Além de aumentar o poder de resposta da FAB, o novo caça reforça a capacidade do Brasil de proteger áreas estratégicas, como as fronteiras aéreas, infraestruturas críticas e zonas de interesse nacional, como a Amazônia Legal e o Pré-Sal.

O Avanço do Projeto F-X2 e a Transferência de Tecnologia para o Brasil

Caça F-39 Gripen sobrevoando com especificações técnicas.

A chegada do FAB-4110 representa mais um marco no Projeto F-X2, fruto de uma parceria estratégica entre o Governo Brasileiro e a Saab. Além da entrega das aeronaves, o acordo prevê um robusto programa de transferência de tecnologia, que já está beneficiando a indústria nacional de defesa, com destaque para a Embraer e outras empresas brasileiras envolvidas no processo.

Cerca de 350 profissionais brasileiros já foram treinados na Suécia, e parte significativa da produção dos próximos caças será realizada em solo nacional, nas instalações de Gavião Peixoto (SP). Essa produção local representa um ganho não apenas em capacidade industrial, mas também em autonomia tecnológica para o país.

O Projeto F-X2 segue como um dos principais vetores de modernização da Força Aérea Brasileira, colocando o Brasil entre os poucos países do mundo com capacidade de operar caças de última geração, com tecnologia embarcada de ponta, baixo custo operacional e elevada disponibilidade de missão.

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