Navio-Varredor “Atalaia” celebra legado de meio século na Marinha do Brasil

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O Navio-Varredor “Atalaia” – M17, o primeiro da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, celebra mais de meio século de dedicação à proteção das águas brasileiras. Construído na ex-Alemanha Ocidental e incorporado à Marinha em 1972, o “Atalaia” tem cumprido sua missão de varrer minas e garantir a segurança das rotas marítimas ao longo do litoral do país.
História e Origem do NV “Atalaia” – M17
O NV “Atalaia” foi construído no estaleiro Abeking & Rasmussen, em Lemwerder, na ex-Alemanha Ocidental. Lançado ao mar em 14 de abril de 1971, o navio foi incorporado à Marinha do Brasil em 13 de dezembro de 1972. Ostentando um nome inédito na Marinha, o “Atalaia” carrega um legado de mais de 50 anos de serviço, sendo peça-chave na defesa costeira do país.
Função e Operações dos Navios-Varredores
Os Navios-Varredores da classe “Aratu”, incluindo o “Atalaia”, desempenham um papel vital na segurança das águas brasileiras. São responsáveis por operações de contramedidas de minagem, garantindo que as áreas de tráfego marítimo, portos, terminais e plataformas estejam livres da ameaça de minas. Esses navios são equipados para varrer minas de contato e de influência acústica, magnética ou combinada, podendo também realizar operações de minagem quando configurados adequadamente.
Manutenção e Modernização do NV “Atalaia”
Em 2023, o “Atalaia” passou por um processo significativo de manutenção na Base Naval de Aratu (BNA). O navio foi docado para substituição do madeirame das obras vivas, manutenção no sistema de Hélice de Passo Controlado (HPC), entre outras ações corretivas. Essas intervenções foram essenciais para garantir a continuidade das operações do “Atalaia” com a eficiência e prontidão necessárias para sua missão.
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