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Interação Defesa e Academia: UFMG leva alunos para estudo de campo nas escolas militares

Grupo de pessoas posando em frente a prédio ESG.
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A integração entre Defesa e Academia foi o foco de uma visita de estudos realizada entre 16 e 18 de junho por alunos da disciplina “Introdução aos Estudos Estratégicos“, do curso de Ciência do Estado da UFMG. Durante três dias no Rio de Janeiro, os estudantes exploraram as instalações e os programas de pós-graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola de Guerra Naval (EGN) e da Escola Superior de Guerra (ESG), fortalecendo a ponte entre o meio acadêmico e as instituições militares.

As oportunidades de pós-graduação em Defesa nas escolas militares visitadas

Ao longo da visita, os alunos puderam conhecer as linhas de pesquisa, infraestruturas de ensino e projetos de pós-graduação desenvolvidos pelas três escolas militares.

Reunião de militares e civis em auditório.

Na ECEME, foram apresentados os programas de Especialização, Mestrado Profissional em Ciências Militares e Doutorado, com foco em Estudos Estratégicos, Defesa Nacional e Gestão de Crises. Os estudantes visitaram os laboratórios de simulação e análise de conflitos, além de conhecerem o processo seletivo para civis interessados em ingressar na pós-graduação da instituição.

Grupo de pessoas em evento formal.

Na EGN, o destaque ficou por conta das pesquisas nas áreas de Política e Estratégia Marítima, Logística Naval e Ciências Navais, com enfoque nas dinâmicas de segurança marítima e gestão de recursos oceânicos.

Por fim, na ESG, os alunos tiveram acesso ao conteúdo do mestrado e do tradicional Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), além de outros cursos voltados para a formação interagências e o desenvolvimento de lideranças estratégicas no setor público e privado.

A experiência dos alunos da UFMG: intercâmbio acadêmico e diálogo interinstitucional

Dois homens apertando as mãos em ambiente externo.

A recepção foi marcada pela cordialidade e pelo espírito de integração. Os Comandantes, Coordenadores e Professores das escolas militares dedicaram tempo para apresentar suas instituições e responder dúvidas dos visitantes.

Os alunos relataram a importância da oportunidade de conhecer de perto o ambiente militar, além de compreender como a formação acadêmica em Defesa é conduzida no Brasil. Muitos destacaram que a experiência ampliou sua visão sobre segurança internacional, políticas de defesa e o papel das Forças Armadas na formulação de estratégias nacionais.

Grupo em frente a edifício militar no Brasil.

Além das visitas institucionais, os estudantes participaram do XXXI Ciclo de Estudos Estratégicos, cujo tema central foi “Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas – Tendências e Desafios para a Defesa”, com palestra de abertura proferida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Richard Nunes.

O contato direto com oficiais, pesquisadores e docentes das escolas militares também contribuiu para quebrar estigmas e aproximar visões distintas sobre os desafios contemporâneos da defesa e segurança.

O fortalecimento da relação entre Defesa e as Ciências Humanas e Sociais

A visita ao Rio de Janeiro simbolizou um avanço no processo de integração entre as Ciências Humanas e Sociais e o campo da Defesa Nacional. O curso de Ciência do Estado da UFMG, por meio da disciplina de Estudos Estratégicos, já vinha promovendo esse diálogo, mas a experiência de campo trouxe um novo patamar de compreensão para os alunos.

A iniciativa reforça a importância de uma formação acadêmica transversal, transdisciplinar e dialética, envolvendo áreas como Geografia, Relações Internacionais, Relações Econômicas Internacionais e Direito.

O estreitamento dos laços entre universidades civis e escolas militares permite ao Brasil avançar na formulação de políticas públicas de Defesa mais conectadas com a sociedade, além de estimular o surgimento de novos pesquisadores na área.

Ao final da visita, o sentimento predominante foi de cooperação mútua, com a certeza de que o diálogo interinstitucional é o caminho para fortalecer a soberania, a segurança nacional e a produção acadêmica de alto nível no país.

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