|

Exercício Obangame Express 2023 ajuda na segurança marítima no Golfo da Guiné

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Marinha do Brasil, juntamente com outros 32 países, participaram do Obangame Express 2023, o maior exercício marítimo multinacional na África Ocidental. A Marinha foi representada pelo Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”.

As operações militares combinadas no Golfo da Guiné visam combater todo o tipo de criminalidade marítima, concentrando as atividades na construção de capacidades na região. Incluiu uma troca de conhecimentos sobre coleta forense, táticas defensivas de combate e primeiros socorros. Além da capacitação dos militares, os exercícios permitem um estreitamento de laços institucionais entre as nações participantes.

O exercício que está sob vigilância do Comando dos Estados Unidos na África foi estabelecido em 2010 para aumentar a segurança no Golfo da Guiné por meio de exercícios marítimos de segurança conjunta.

As seguintes nações participaram do exercício; Angola, Bélgica, Benin, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Dinamarca, França, Gabão, Gâmbia, Alemanha, Gana, Guiné-Bissau, Itália, Libéria, Marrocos, Namíbia, Holanda, Nigéria, Polônia, Portugal, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Espanha, Togo e Estados Unidos. Também participarão a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Central (ECCAS).

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas