Alunos do IME realizam treinamento em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) participaram do Treinamento Básico de Ações de Resposta a Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (QBRN). O curso, destinado aos estudantes do 4º ano de Engenharia Química, ocorreu de 13 a 17 de maio no Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

Objetivos do Treinamento

blank

O treinamento provê conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a atuação dos engenheiros nas diferentes formas de proteção, detecção, tratamento e resposta a emergências QBRN. Esta qualificação é particularmente importante para atividades de assessoria científico-tecnológica, além de pesquisa e desenvolvimento de soluções em cenários de ameaças com armas não convencionais.

Exercício Prático de Simulação

blank

Ao final do treinamento, foi conduzido um exercício prático de simulação. Os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos, avaliando, decidindo e enfrentando uma situação de emergência QBRN. Esse tipo de treinamento prático é crucial para garantir que os futuros engenheiros estejam bem preparados para responder a situações reais de crise.

Importância da Especialização

blank

A especialização de engenheiros químicos militares nesta área aumenta a capacidade do Exército Brasileiro de apoiar a sociedade em eventuais situações de calamidade pública envolvendo agentes nocivos à saúde da população. Essa formação resulta em um exército mais preparado para enfrentar ameaças QBRN, beneficiando diretamente a segurança e o bem-estar da população brasileira.

UMEM Recebe o Título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro em Reconhecimento aos Serviços Prestados

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas