Aeróstato da ALTAVE é destaque na Expo Pipe

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) foi palco para a Expo Pipe, evento organizado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), para dar visibilidade às soluções inovadoras desenvolvidas por empresas apoiadas pelo programa PIPE. Entre as 20 companhias criteriosamente selecionadas para apresentar cases de sucesso, na terça-feira (10), a ALTAVE foi destaque com seu aeróstato para monitoramento.
Uma miniatura da aeronave não tripulada encantou o público do evento. Uma combinação de balão cativo e dirigível, a aeronave não tripulada possui um conjunto de câmeras e sistemas embarcados. Com elevada mobilidade e autonomia para a realização de monitoramento inteligente de grandes áreas, a solução é aplicada em operações de defesa e segurança, bem como diversos outros setores, com destaque para a indústria do petróleo.
“O investimento público em inovação desempenha um papel importante para a criação de tecnologias, tal como o aeróstato, que otimizem processos de segurança pública e privada”, disse Ismael Costa Neto, diretor de serviços e suporte, que representou a ALTAVE no evento. “Somos uma das empresas case de sucesso do Pipe, já tivemos mais de 10 pipes, entre fase 1, 2 e 3. O investimento público é essencial, pois, no atual cenário competitivo, é fundamental manter o desenvolvimento e atualização constante de tecnologia”.
Após financiamento da FAPESP para o desenvolvimento, concedido em 2016, a tecnologia do aeróstato foi patenteada e o projeto continuado com incrementos de hardware e software às imagens coletadas pelas câmeras em altura privilegiada. Atualmente, o aeróstato é parte da solução Vanguarda Plus da ALTAVE, recém-selecionada como um PED (Produto Estratégico de Defesa).
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395