Na quinta-feira (16), após quatro dias de provas, militares atletas da Comissão de Desportos do Exército, que integram a equipe Cometas, venceram competição na modalidade geral por equipe, no 30º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas, na Base Aérea de Santos, em São Paulo. A performance na apresentação das provas de Queda Livre (FQL4), Estilo e Precisão de aterragem garantiu a conquista tanto no feminino quanto no masculino. Com o título, os atletas do Exército estão classificados para representar o Brasil, em novembro, no Campeonato Mundial de Paraquedismo, em Doha, no Qatar.

foto1.jpeg

Na modalidade Queda Livre (FQL4), os paraquedistas saltam de, aproximadamente, 4 mil metros de altura e precisam formar, em 35 segundos, o maior número de figuras previamente selecionadas pela organização. O atleta chega a atingir uma velocidade de quase 200 quilômetros por hora. Estilo é uma prova técnica realizada em queda livre. O paraquedista abandona a aeronave a 2.300 metros de altura e inicia uma sequência de manobras com quatro curvas de 360º para ambos os lados e dois loopings. Já na prova de Precisão, a equipe deixa a aeronave a uma altura de 1.200 metros. O objetivo é atingir, individualmente, com um dos calcanhares, um alvo no solo de apenas dois centímetros de diâmetro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto2.png

O evento contou com a elite do paraquedismo militar brasileiro. Além dos Cometas, houve apresentações dos Netunos, da Marinha, e dos Falcões, da Aeronáutica.  Na competição individual, foram campeões gerais o Tenente do Exército Alcy Geraldo Vasconcellos Fraga Filho e a Sargento do Exército Isabella Castro Moreira. Os resultados obtidos pelos dois garantiram a participação deles no campeonato internacional.

foto3.jpeg

O evento contou com o apoio de uma aeronave C-105 Amazonas, do Esquadrão Onça (1°/15° GAV) da FAB, com sede em Campo Grande (MS). A aeronave tem capacidade para realizar missões de transporte tático e logístico, lançamento de cargas e evacuação médica. No campeonato, foi utilizada para que os militares pudessem saltar na busca da melhor performance.

Na quarta-feira (15),  prestigiaram a competição o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas, juntamente com o Diretor de Desposto Militar, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; o Comandante do IV Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã; e o chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar Fernando Almeida Riomar.

Com informações da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB)
Fotos: Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB)

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).