Equipe de remo da Escola Superior de Defesa brilha em Circuito Poder Marítimo

Comemorando o Dia da Marinha, o Circuito Poder Marítimo reuniu nove equipes de diversas áreas militares, destacando a Escola Superior de Defesa

Em uma disputa acirrada e emocionante no Circuito Poder Marítimo, a equipe de remo da Escola Superior de Defesa (ESD) provou mais uma vez o seu valor, garantindo o segundo lugar na competição. O evento, realizado no último domingo, dia 11, foi em celebração ao Dia da Marinha e ocorreu no Clube Almirante Alexandrino (CAALEX), situado em Brasília (DF).

Um Evento Dedicado à Marinha

O Circuito, dedicado ao Dia da Marinha, contou com a participação de nove equipes representando diferentes áreas das forças militares. Entre elas estavam o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que conquistou o primeiro lugar, e a equipe da Estação Rádio da Marinha em Brasília (ERMBRA) / Capitania Fluvial de Brasília (CFB), que alcançou a terceira colocação. Também competiram o 7º Distrito Naval, Estado Maior da Armada (EMA), o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GPT) e o Centro Esportivo CAPIVA’A.

A Consistente Trajetória de Vitórias da ESD

Esta não é a primeira vez que a ESD sobe ao pódio. Com o segundo lugar no Circuito Poder Marítimo, a equipe coleciona sua terceira medalha em um ano. Em 2022, os militares do grupo receberam a medalha de bronze em duas competições distintas. A equipe é formada por 15 militares de diferentes frentes: Marinha, Exército e Aeronáutica.

Um Legado de Cooperação e Excelência

O desempenho exemplar da equipe de remo da ESD destaca o poder da colaboração entre diferentes forças militares. Através do esporte, estes militares não apenas demonstram suas habilidades físicas, mas também reforçam a cooperação intermilitar e a busca constante pela excelência.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile