No dia 8 de maio é comemorado, em todo o mundo, o fim da Segunda Guerra Mundial, data também conhecida como o “Dia da Vitória”. Em Barbacena (MG), o dia é tradicionalmente comemorado com evento cívico-militar na Praça Dom Silvério, no centro da cidade, onde encontra-se erguido um monumento em homenagem aos ex-combatentes barbacenenses que arriscaram suas vidas em solo europeu.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Devido à pandemia da COVID-19, este ano a comemoração ocorreu de forma reservada. O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, homenageou o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Rodrigues da Costa, cercado por familiares e representantes da Escola. i215816280101772O “pracinha”, que hoje está com 97 anos de idade, ouviu a homenagem em forma de “voz e violão”, feita por dois integrantes da Banda de Música da EPCAR.

O Brigadeiro Silva Mendes entregou uma lembrança, em nome do efetivo da Escola, e enalteceu a memória histórica. “Nenhuma nação, nenhum exército, nenhum país tratou os italianos tão bem como os brasileiros trataram. Há relatos, inclusive, de que soldados brasileiros deixaram de comer o seu alimento para doar ao povo italiano que estava passando fome. Então, o senhor, junto com os demais combatentes mostraram não apenas o valor dos soldados brasileiros, mas o valor do povo brasileiro. Agradeço por tudo que fez por nosso País”, disse.i215816280208496

O ex-combatente é, atualmente, o único representante dos pracinhas da FEB na cidade de Barbacena e região. “Eu fico sinceramente agradecido pela gentileza”, afirmou.

Fotos: Sargento Domingos/ EPCAR

Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).