Após oito dias de disputas, a Escola Preparatória do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), encerrou a 52ª NAE. Esse ano, 400 atletas estiveram presentes nas competições disputando onze modalidades. A NAE reúne os futuros líderes das Forças Armadas e, além da prática esportiva, promove o companheirismo e o espírito de camaradagem entre os participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A EPCAR conquistou 52 medalhas e 2 troféus, na natação e no futebol. O Aluno João Victor Engel Hernandes, que foi destaque dessa edição com seis medalhas na modalidade natação, falou sobre a preparação e a emoção em conquistar o primeiro lugar. “Eu tinha esse sonho de participar da NAE desde antes de entrar, assistia os vídeos motivacionais, olhava a piscina, as quadras e era uma motivação muito grande para mim. Estar aqui, poder competir e, ainda mais, ganhar, é uma emoção muito grande, indescritível”, disse.

i2210310124502526

Na cerimônia de encerramento, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, falou sobre a competição. “Prezados pais, familiares e integrantes da Guarnição de Barbacena, primeiramente não poderia deixar de agradecer em nome do Comandante da EPCAR, Brigadeiro Daniel, por toda a excepcional estrutura, que nos propiciou estarmos aqui por toda essa semana e exercermos todos os nossos valores, competindo com vontade, com brilhantismo e com vencedores. Nós saímos daqui mais fortes e tenho certeza que esse era o objetivo de todos. Não poderia deixar de parabenizar as nossas estrelas pelo magnífico evento e exemplo de conduta, de competitividade e desempenho de todos os nossos atletas e resultados alcançados”, finalizou.

i2210310123109194

Na oportunidade, foram entregues diplomas aos atletas que obtiveram índices que superaram as marcas recordes das provas disputadas e troféus às equipes vencedoras.

i2210310141208921

Para manter a tradição e os costumes dos antigos Jogos Olímpicos, foi feito o ritual de revezamento da tocha olímpica sendo passada para o atleta Denilson Eduardo da Silva de Paula, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que sediará a 53ª NAE em 2023.

i2210411432604119

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, falou sobre  aexpectativa em receber a NAE e a importância da competição para os alunos e integração das Forças. “É uma grande responsabilidade para nossa Escola receber a 52ª NAE, mas a alegria é maior ainda. É uma honra receber as delegações das nossas Forças irmãs, Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB), e da própria Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). Nossa responsabilidade se transforma em realização, quando observamos esses jovens, que fazem parte tanto do Colégio Naval (CN), da EsPCEx e da EPCAR, dedicando-se de forma responsável, respeitosa e cavalheiresca em cada competição disputada. Isso é motivo de grande satisfação e orgulho, para nós enquanto sede da NAE”, concluiu.

i2210310151202398

Ao final da cerimônia, os atletas formaram um único grupamento, vislumbrando a união nos treinamentos que os conduzirão ao sucesso na 53ª NAE.

Fotos: Sargento Domingos/ EPCAR e Nascente TV/ EPCAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).