No ano passado, a Saab realizou ensaios em voo bem-sucedidos com o Gripen E usando novos algoritmos que fornecem posicionamento em tempo real e altamente preciso com base no mapeamento de imagens, conhecido como mapeamento 3D. Os testes, conduzidos em colaboração com a Maxar, comprovaram com sucesso o conceito em que dados de sensores eletro-ópticos de bordo e algoritmos de georregistro são comparados com um banco de dados de modelos de superfície 3D na aeronave.

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Foto: A Maxar, usando dados de satélite, produz modelos detalhados de superfície 3D com alta precisão.

Odometria e navegação de terreno

O uso da tecnologia de mapeamento de imagens de odometria também foi testado anteriormente com bons resultados. Aqui, um sensor a bordo observa as características da paisagem à frente e os algoritmos geram um vetor de velocidade mais preciso e auxiliam o sistema de navegação inercial.

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A navegação em terreno, na qual a Saab tem uma longa história, por exemplo, a TERNAV, também foi testada anteriormente em diferentes demonstrações e essa tecnologia evoluiu internamente com novos algoritmos e tecnologias de manipulação de banco de dados.

Posicionamento robusto com alta precisão

Ao combinar essas três tecnologias (mapeamento 3D, odometria e navegação em terreno), o sistema de navegação fornecerá ao piloto do Gripen uma capacidade disruptiva e única de operar em ambientes sem GPS, mantendo um posicionamento de alta precisão.

“No mundo da guerra moderna e, entre outros, seus requisitos para dano colateral zero, uma alta precisão e posicionamento robusto são essenciais. A tecnologia de navegação tática em ambientes sem GNSS que a Saab agora começa a concluir levará a uma verdadeira capacidade revolucionária na arena operacional”, diz Jonas Jakobsson, piloto de ensaios experimentais do Gripen na Saab.

Liderando a indústria

A capacidade de realizar operações de longo alcance ou longa duração em um ambiente sem GNSS com dados de posição robustos e altamente precisos é necessária, especialmente ao operar contra oponentes sofisticados. A Saab agora planeja uma solução para usuários atuais e futuros do Gripen.

“Acreditamos que estamos à frente dos outros nesta área, uma vez que já demonstramos partes importantes desta capacidade de navegação robusta, fundida e em tempo real com testes de voo. Agora, damos o próximo passo para implementar essa tecnologia em soluções para nossos clientes. Com base nos resultados dos testes, decidimos incluir esta solução como parte de nossa oferta do Gripen para a Finlândia”, diz Tobias Jansson, gerente de produto do Gripen.

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Foto: Durante 2018 e 2020, testes de voo de mapeamento 3D foram realizados em conjunto com a Maxar. Aqui, uma câmera montada no Gripen durante um dos voos de demonstração.

Outros benefícios derivados

Além de apoiar a navegação, existem outros benefícios potenciais derivados dessa tecnologia, como a construção e a execução de funções de direcionamento e facilitação de pousos de aeronaves em condições ambientais desafiadoras onde os auxílios de pouso normais estão comprometidos.