Operação “Ágata Norte”: Marinha tem Sucesso na Repressão a Crimes Ambientais na Amazônia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Entre 23 de novembro e 2 de dezembro, a Marinha do Brasil (MB) em parceria com a Receita Federal, IBAMA, Polícia Federal e Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará, executou a Operação “Ágata Norte – 4º Trimestre” no Arquipélago do Marajó e Baixo Tocantins, no Pará. Esta operação, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, visou ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais e delitos transfronteiriços.

Resultados Expressivos da Operação

blank

A operação resultou na abordagem de 56 embarcações, com 16 notificações e sete apreensões, além da imposição de mais de R$ 1,6 milhões em multas e sanções administrativas. Este resultado demonstra a efetividade das ações realizadas e o compromisso das forças envolvidas com a proteção ambiental e a segurança nas fronteiras.

Recursos e Equipamentos Utilizados

Para o sucesso da operação, foram deslocados meios como o Aviso-Auxiliar “Breves”, a Lancha de Operações Ribeirinhas Blindada “Façanha” e uma Lancha de Ação Rápida do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte. Esses recursos reforçam a capacidade da Marinha em realizar operações complexas em ambientes desafiadores como a Amazônia.

Apreensões Significativas

Durante a operação, houve apreensões significativas, incluindo cerca de 90m³ de madeira, 400 botijões de GLP, 4.200 litros de óleo diesel, 2.000 litros de gasolina, 20 tanques de armazenamento de combustível e um veleiro de origem holandesa com tripulantes em situação ilegal no Brasil. Essas apreensões demonstram a diversidade e a gravidade dos crimes combatidos na região.

O Papel do Aviso-Auxiliar “Breves” e do Grupo de Embarcações

blank

O Aviso-Auxiliar “Breves”, construído em Manaus e doado à Marinha em 2020, tem um papel fundamental em diversas missões, incluindo inspeções e patrulhas navais. O Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte, ativado em 2021, reforça a capacidade operativa da Marinha na Amazônia Oriental, com foco em operações ribeirinhas e patrulha naval.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas