Lançamento de satélite norte-coreano termina em fracasso, causando alerta internacional

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Um foguete norte-coreano mergulhou no mar após uma tentativa de lançamento malsucedida de um satélite nesta quarta-feira (31), de acordo com a mídia estatal da Coreia do Norte. Militares sul-coreanos relataram ter recuperado partes do veículo de lançamento.

O Foguete Chollima-1

A falha do novo foguete de lançamento de satélite Chollima-1 foi atribuída a uma instabilidade no motor e no sistema de combustível, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Esta foi a sexta tentativa do país de lançar um satélite, sendo a primeira desde 2016, e visava colocar o primeiro satélite espião da Coreia do Norte em órbita.

Alertas Internacionais

O lançamento fracassado gerou alertas de emergência e avisos de retirada em partes da Coreia do Sul e do Japão. Entretanto, esses avisos foram suspensos sem nenhum perigo ou dano relatado.

A Recuperação

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que os militares estão conduzindo uma operação de salvamento para recuperar o que acredita serem partes do veículo de lançamento espacial. Fotos compartilhadas pelos militares mostram um grande objeto cilíndrico flutuando no mar, a cerca de 200 km da costa oeste da ilha de Eocheongdo.

Resposta Internacional

Após o incidente, autoridades de Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul realizaram uma ligação telefônica na qual “condenaram veementemente” o lançamento, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão. “Os três países se manterão vigilantes com elevado sentido de urgência”, informou o comunicado.

Perspectivas Futuras

A Coreia do Norte anunciou que tentará lançar seu primeiro satélite de reconhecimento militar entre 31 de maio e 11 de junho, com o objetivo de monitorar as atividades militares dos EUA.

A Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial de Pyongyang prometeu investigar as “falhas graves” e tomar medidas para superá-las antes de realizar um segundo lançamento o mais rápido possível, segundo a KCNA.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas