| | |

Encerramento do Curso de Gestão de Recursos de Defesa 2023 na Capitania Fluvial de Minas Gerais

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em 03 de maio, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) foi palco da cerimônia de encerramento do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD-MG), edição 2023, ministrado pela Escola Superior de Guerra (ESG), vinculada ao Ministério da Defesa (MD). O curso teve início em 13 de março e reuniu tanto civis quanto militares das Forças Armadas, dos Estados e do Distrito Federal, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre conceitos de Defesa Nacional e gestão de recursos de defesa nas esferas pública e privada.

Participantes e atividades do CGERD-MG

A turma foi composta por 26 estagiários, incluindo cinco oficiais superiores das Forças Armadas, cinco oficiais superiores de Forças Auxiliares e dezesseis civis de órgãos públicos e empresários do ramo industrial. Durante o curso, foram ministradas aulas teóricas e realizadas visitas ao Parque Industrial de MG, que incluiu empresas como Iveco Defense Vehicles (IDV), Biotech, Orguel e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do SENAI/MG.

Presença de autoridades e lideranças empresariais

A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Subcomandante da ESG e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de lideranças empresariais de Minas Gerais. No discurso proferido pelo empresário José Augusto Athayde Montandon, orador da turma, foi destacada a importância da tríplice hélice: Forças Armadas, Indústria e Academia, no desenvolvimento da Base Industrial de Defesa do país.

Desfecho da cerimônia e perspectivas futuras

blank
Descerramento da placa realizado pelo Subcomandante de ESG, o Capitão dos Portos de Minas Gerais e do estagiário Sr. Alberto Silva Ansalo

Ao final da cerimônia, ocorreu o descerramento de uma placa alusiva ao evento, marcando simbolicamente o encerramento do CGERD-MG 2023. O curso, além de fomentar a interação entre diferentes setores, também fortalece a capacidade de gestão de recursos de defesa, contribuindo para a eficiência e eficácia das Forças Armadas e instituições correlatas. A iniciativa reforça, ainda, a importância da integração entre a indústria, a academia e as Forças Armadas para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas