Por Carolina Militão

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Seminário de Mobilização Militar iniciou nesta terça-feira (09), na Escola Superior de Defesa (ESD). Temas relacionados à Defesa, bem como atividades práticas, serão tratados durante a capacitação, que ocorre até a sexta-feira (12). O evento, promovido pela Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) do Ministério da Defesa, é destinado a oficiais e civis assemelhados da Administração Central da Pasta e das Forças Armadas.

O Comandante da Escola Superior de Defesa (ESD), Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, ressaltou a importância em participar desse momento. “É uma honra e um privilégio receber um evento categorizado e relevante no nosso espaço. Nossa parceria com a CHELOG agregará conhecimento, valores e debates, além de ampliar os horizontes dos participantes sobre logística e mobilização”, pontuou.

Antônio Oliveira-3.jpg

Na ocasião, o Subchefe de Mobilização da CHELOG, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, agradeceu à Escola pelo espaço e pelo apoio na promoção do evento. “O Ministério da Defesa é responsável por diversos assuntos referentes à Defesa. Essa ação, em conjunto com a ESD, foi pensada, desenvolvida e colocada em prática para fomentar e disseminar abordagens sobre mobilização e desmobilização”, acrescentou.

Antônio Oliveira-9.jpg

A palestra inaugural, ministrada pelo General Eickhoff, abordou os aspectos básicos da mobilização nacional e militar e os planejamentos estratégicos de emprego conjunto das Forças Armadas, entre outros. “O Ministério da Defesa, além de ser o órgão central da Mobilização Nacional, também é o órgão central e setorial da Mobilização Militar. Para desenvolvermos uma indústria nacional forte e capacitada, é imprescindível investir em projetos de ciência, tecnologia e inovação, assim como promover a Base Industrial de Defesa (BID)”, finalizou.

Antônio Oliveira-5.jpg

Entre os principais temas a serem abordados durante o Seminário, constam: “Serviço Militar e a Mobilização de Pessoal – Interação com a Mobilização Militar”; ” A BID – fator preponderante para a Mobilização”; e “Sistema Apolo – possibilidades como ferramenta estratégica de integração e apoio da Mobilização e da Logística”. Na oportunidade, será apresentada, também, a 1ª edição do Manual para o Planejamento da Mobilização Militar, para orientação dos trabalhos em grupo.

Para o Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa, da SEPROD, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, a ocasião possibilita disseminação de aprendizado. “Esse evento de alto nível é importante para vocês, participantes, chegarem em seus ambientes de trabalho e passarem para os colegas o que aprenderam aqui”, destacou.

Antônio Oliveira-10.jpg

Atividades planejadas

A Mobilização Militar é o conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, com o propósito de atender às necessidades das Forças Armadas frente à hipótese de emprego das mesmas. O Sistema de Mobilização Militar busca a coordenação e a integração das Forças, tanto para a fase de preparo quanto para a fase de execução e de desmobilização.

Fotos: Antônio Oliveira

SERVIÇO

Evento: Seminário de Mobilização Militar – 2021
Data: 9 a 12 de novembro
Local: Escola Superior de Defesa (ESD)

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).